Você sabe o que é Controle Financeiro de uma empresa?

É o gerenciamento de quanto dinheiro ela recebe e gasta em um determinado período, e para que esse controle seja feito da melhor maneira possível, é importante que o empreendedor registre e acompanhe não só aquilo que comprou ou vendeu, como também as contas que teve que pagar.

Dessa forma, o Controle Financeiro é uma indispensável ferramenta de gestão que possibilita ao dono do negócio uma visão mais aprofundada da situação financeira da empresa, para que eles tomem decisões mais assertivas e com base em dados reais. Com o controle financeiro, é possível ter uma gestão completamente organizada, permitindo que o empreendedor possa fazer todas as atividades de rotina de maneira planejada e realista, como por exemplo gerenciar completamente o seu caixa e ainda evitar o desabastecimento do estoque. É esse acompanhamento que possibilita a sobrevivência da empresa, de modo que ela possa planejar investimentos no futuro.

E por que ele é tão importante?

Quando você gerencia suas finanças com mais atenção, consegue encontrar soluções para possíveis problemas ou falhas relacionadas ao caixa, que muitas vezes não é possível enxergar tão facilmente, como por exemplo quando a empresa está com boas vendas, mas ainda assim, quando chega o momento de pagar as contas, percebe que está ficando no negativo. O controle financeiro empresarial permite que você identifique o motivo disso e o que fazer para solucionar o problema.

Sendo assim, o controle financeiro é a base para a sustentação de qualquer negócio, independentemente do tamanho e área de atuação. Através dele podemos enxergar situações necessárias, como corte de gastos e desperdícios, análises dos resultados da empresa, com tempo hábil para tomada de decisões, evitando surpresas e imprevistos, controle de estoque, entre outras rotinas importantes.

Além disso, o Controle Financeiro permite que o empreendedor enxergue métricas importantes para analisar e controlar as finanças da empresa. Como o fluxo de caixa, por exemplo, que possibilita ter uma noção do dinheiro que está entrando e saindo do seu negócio. Ou ainda a margem de contribuição, que representa quanto é o ganho bruto da empresa e quanto de lucro cada produto ou serviço deve ter para que todos os custos e despesas sejam cobertos.

E o que o Controle Financeiro da empresa tem a ver com a contabilidade?

Enquanto a contabilidade registra e acompanha tudo aquilo relacionado ao caixa da sua empresa, a gestão financeira serve para analisar de uma maneira mais profunda e estratégica esses resultados.

Dessa forma, você poderá tomar decisões bem mais assertivas, tendo em vista que o acesso aos dados reais do seu patrimônio através da contabilidade. E, com isso, é muito mais fácil traçar e alcançar metas igualmente reais a curto, médio e longo prazo.

O resultado desse acompanhamento financeiro junto com a contabilidade é a saúde financeira da empresa. Faça controle financeiro da sua pequena e média empresa com a RSIM. Aqui contamos com uma equipe experiente, capacitada e confiável. Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!

Imagem:

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.