Sabemos o quão importante é analisar todos os valores, tanto despesas quanto receitas, de um empreendedorismo.

Por esse motivo, o fluxo de caixa se mostra uma ferramenta interessante para manter a boa saúde da sua empresa.

Isso porque o fluxo de caixa permite apurar e planejar o dinheiro disponível da empresa, para que ela sempre tenha capital de giro.

Assim, sua empresa não fica com contas pendentes e, caso surja alguma eventualidade, você poderá desembolsar esse dinheiro com o fluxo de caixa.

Dividido em 4 vertentes, o fluxo de caixa apresenta inúmeros benefícios para os empresários que utilizam a ferramenta para analisar seus gastos e receitas.

Quer saber mais sobre essas vantagens e benefícios? Fica comigo até o final deste artigo que te conto tudo que você precisa saber sobre o fluxo de caixa.

Além disso, considere se inscrever para receber nossa newsletter. Assim você irá ficar por dentro das nossas postagens aqui no blog e aprender muito mais sobre como administrar sua empresa e suas movimentações financeiras.

Estamos preparando novos materiais semanalmente, visando o conforto e informações de qualidade para você.

Considere se informar mais sobre o IRPF, o imposto anual que todos temem. Aqui no nosso blog temos vários artigos sobre o assunto. Confira!

Fluxo de caixa: uma ferramenta muito útil para projeção e planejamento

O fluxo de caixa é uma ferramenta que registra todas as movimentações financeiras de uma empresa, tanto as entradas quanto as saídas de dinheiro do caixa da sua empresa.

Garantindo registros detalhados, seu fluxo de caixa se mostra efetivo para a gestão administrativa do negócio.

Isso porque são listados nele:

  • rendimentos: venda à vista e a prazo, recebimento de duplicatas, entre outros;
  • pagamentos: compras à vista e a prazo, pagamentos de duplicatas, pagamento de despesas e outros pagamentos; e
  • previsões: até o último pagamento e recebimento conhecido ou o máximo de perspectiva adequada às necessidades da empresa.

O fluxo de caixa apresenta 4 divisões, sendo elas:

  • Operacional: relacionado à operações da empresa;
  • Financeiro: relacionado à movimentação de dinheiro através de empréstimos e outras atividades que envolvem valores em dinheiro;
  • Recebimentos de Fontes: não relacionados à operações do negócio; e
  • Fluxo de caixa de investimento: que apresenta aportes relacionados aos desenvolvimentos de produtos, por exemplo.

Com essas informações, administrar seu negócio ficará muito mais fácil, pois auxilia na compreensão da situação financeira presente e futura da sua empresa.

É importante ter em mente que, para quem não tem o costume de utilizar a ferramenta, no início pode ser desafiador elaborar um fluxo de caixa efetivo e claro.

Mas ao longo do tempo de prática, você aprimora seu processo de aplicação e leitura da ferramenta, além de ser possível fazer o fluxo de caixa numa folha de papel, em planilhas digitais ou até mesmo sistemas de gerenciamento.

O saldo final no fechamento de caixa deve corresponder ao valor dos recursos disponíveis no caixa da empresa ou depositados em contas bancárias, sendo que este resultado é o saldo disponível analisado pela diferença entre o total do valor dos recebimentos e pagamentos realizados em uma determinada data ou período.

Além disso, o fluxo de caixa pode ser feito de forma diária, semanal, quinzenal ou mensal.

Quais os benefícios de realizar o fluxo de caixa?

Com o fluxo de caixa, você tem uma visão do seu negócio. Com ele você avalia a disponibilidade de caixa e a liquidez da empresa.

Sendo assim, é mais fácil tomar decisões e planejar formas positivas de usar o seu dinheiro na sua empresa.

Dentre essas medidas, as mais comuns são a redução de despesas sem comprometer o lucro obtido, a organização de promoções para venda em massa de estoque armazenado e a negociação de prazos mais vantajosos para efetuar pagamentos aos fornecedores.

É bom ter em mente que o saldo de caixa não indica se a empresa está obtendo lucro ou prejuízo em atividades operacionais.

A análise do fluxo de caixa te permite escolher as melhores estratégias para gerir o dinheiro de sua empresa, além de alavancar o crescimento dela ou resolver as eventuais situações negativas que você se depara no cotidiano empresarial.

Outra vantagem do fluxo de caixa é permitir o controle das atividades do ciclo operacional da empresa, no caso todas as atividades de compra e venda de mercadorias e serviços que sua empresa realizou em curto prazo e seus respectivos pagamentos e recebimentos.

Para evitar falhas de fluxo, é preciso reservar um capital de giro. Você sabe o que é este termo?

Capital de giro: o complemento do fluxo de caixa

O capital de giro de uma empresa são recursos financeiros que está estão reservados.
Sendo assim, ele mostra informações de tempo e quantidade de dinheiro que a empresa precisa enquanto não recebe os valores das vendas que efetuou a venda, para parar todas as despesas que deve.

Ou seja, o capital de giro é a quantidade de dinheiro que a empresa tem reservado para manter e sustentar o fluxo de caixa em dia, para manter o resultado de tudo que foi pago e recebido.

Por isso, para fazer um fluxo de caixa assertivo, é importante conhecer o tempo de venda e recebimento destas vendas na sua empresa, relacionando essas informações com o seu prazo de pagamento.

Além do fluxo de caixa e capital de giro, existem outras ferramentas capazes de te trazer tranquilidade na gestão financeira do seu negócio.

Infelizmente, com a alta demanda de tarefas e responsabilidades, é desafiador e muitas vezes impossível realizar o uso de todas essas ferramentas por conta própria.

Por isso, a RSIM Contabilidade e Finanças está aqui para te ajudar no balanço financeiro de sua empresa.

Estamos há mais de 10 anos no mercado realizando serviços de qualidade para nossos clientes e enriquecendo, cada vez mais, nossas empresas e potenciais clientes com nossos conhecimentos.

Entre em contato conosco e deixe-nos ajudar você e sua empresa a percorrer um caminho de sucesso!

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *