Você, que definiu o investimento como uma nova forma de ganhar dinheiro e estipulou várias metas, já sabe o seu perfil de investidor?

Fundado através de traços de personalidade e comportamentos, o perfil de investidor evidencia as expectativas e necessidades para com os investimentos.

Além disso, definir o seu perfil de investidor pode te trazer inúmeras vantagens interessantes, como a segurança para investir.

A carteira dos investidores pode ser um ponto interessante para classificar o seu perfil de investidor, já que por serem diferentes, cada um deles adquire produtos de investimento diversificados entre si.

Quer saber mais sobre os perfis de investidor e alguns dos produtos que estes adquirem? Então leia o artigo até o final.

No nosso blog temos um artigo como esse por semana, sempre visando situar melhor os nossos clientes na área de contabilidade e outras relacionadas a ela.

Também estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn para firmar um contato mais ativo com nossos clientes e potenciais. Venha nos visitar!

Perfil de investidor: o que é isso, afinal?

O perfil de investidor é um tipo de classificação onde os investidores são catalogados de acordo com sua disposição a assumir riscos ao fazer aplicações.

Esses perfis estão definidos conforme suas decisões, traços de personalidade e comportamentos, de forma que suas necessidades e expectativas sejam identificadas.

Conforme a CVM – Comissão de Valores Mobiliários, encarregada das regulamentações do universo de investimentos, aplicações financeiras, bolsa de valores, entre outros, os perfis de investidor são denominados de forma obrigatória.

Ao contratar serviços de uma corretora de valores, o perfil do investidor é definido através de um teste, termo conhecido como suitability.

Com isso, as corretoras de valores conseguem oferecer produtos de investimento adequados aos seus clientes de acordo com seu perfil, em conformidade com um dos regulamentos da CVM.

Por que definir o seu perfil de investidor?

O perfil de investidor é benéfico para as corretoras de valores, assim como é para o próprio investidor.

Ao ter consciência da sua forma de pensar, de tomar decisões, de quão disposto você está a assumir riscos ou não, você entende também seus pontos fortes e de melhoria.

Com isso em mente, é muito mais fácil traçar um planejamento, definir os resultados esperados e alcançá-los através de ações assertivas.

Além disso, você se sente muito mais confiante e seguro para fazer as aplicações que deseja.

Outro ponto importante é estudar mais sobre o mercado financeiro de modo geral e aprofundado.

Assim, você garante bons resultados ou ao menos consegue prever certas ocorrências, a fim de criar uma estratégia mais efetiva.

Tipos de investidores: quais são os perfis existentes?

Os perfis de investidor são determinados entre 3 tipos.

A seguir, explico mais sobre cada um e os produtos que estes consomem.

  1. Conservador

O investidor de perfil conservador preza pela segurança e previsibilidade de suas aplicações.

Geralmente são investidores iniciantes, que têm pouco conhecimento sobre o mercado financeiro e os processos de aplicação.

Além disso, possuem objetivos a curto e médio prazo, preferindo não assumir riscos, o menor nível de perda e falta de liquidez.

Em sua minoria, investidores maduros também fazem parte deste perfil, preferindo consolidar o próprio capital, já tendo garantido certo nível de patrimônio.

Na carteira do investidor conservador estão aplicações de baixa oscilação, baixo risco de perdas e com alta liquidez dos ativos, como:

  • Tesouro Direto;
  • CDB (Certificado de Depósito Bancário);
  • LCI (Letras de Crédito Imobiliário);
  • LCA (Letras de Crédito do Agronegócio); entre outros.

Se você está começando agora a investir, te recomendo aprender sobre alguns termos da contabilidade que todo investidor deve saber.

  1. Moderado

O investidor de perfil moderado se apresenta muito versátil e equilibrado, prezando ainda pela segurança e liquidez de suas aplicações.

Contudo, o investidor moderado assume maiores riscos em busca de maior nível de rentabilidade.

Apesar disso, os ativos de risco estão em menor número em sua carteira, além de apresentarem certa diversidade entre os produtos adquiridos.

Abaixo alguns dos produtos deste perfil:

  • Fundos de renda fixa;
  • Fundos multimercado;
  • Ações;
  • Fundos imobiliários;
  • entre outros.

O investidor moderado apresenta também maior conhecimento do mercado financeiro, em comparação ao investidor iniciante.

  1. Agressivo

O investidor de perfil agressivo é caracterizado pela aceitação da oscilação do mercado financeiro.

Ou seja, este perfil compreende que o mercado oscila e não teme esta oscilação, arriscando mais em suas aplicações e adquirindo maior nível de rentabilidade com elas.

Sua prioridade é a rentabilidade da aplicação e objetivos a médio e longo prazo.

Com grande conhecimento do mercado financeiro, atuam regularmente, na maioria dos casos, no mercado de ações, arriscando em produtos dos outros perfis.

Com isso, sua carteira apresenta aplicações, em sua maioria, de estabilidade em médio e longo prazos.

Investidores também necessitam de contadores

Agora que você entendeu mais sobre cada perfil de investidor, provavelmente você deve ter se identificado com um deles.

Daqui pra frente, você vai conseguir criar planos de ação mais eficientes e tomar decisões mais assertivas.

Sabe o que mais você vai precisar nessa jornada? De um contador de confiança.

Por isso, a RCS Assessoria Contábil oferece diversos tipos de serviços para te auxiliar durante o caminho.

Estamos aqui para gerenciar e registrar seus ganhos e suas obrigações diante o governo.

Você sabia que os investidores precisam declarar imposto de renda? Os investidores também caíram na jaula do Leão.

Fizemos um e-book com diversas informações sobre o IRPF, inclusive estas relacionadas aos investidores. Que tal dar uma olhadinha?

Se você quer manter suas aplicações e contas em dia, considere entrar em contato conosco!

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.