Para os empreendedores que andam buscando mais sobre os regimes tributários e suas formas de operação, fizemos este artigo para vocês.

O Lucro Real é um regime tributário que apresenta alguns benefícios, sendo o mais complexo regime disponível.

Optando pelo Lucro Real, sua empresa poderá usufruir de créditos do PIS e COFINS, obter benefícios fiscais e até mesmo a compensação de prejuízos fiscais.

Mas é importante estar atento: seu gerenciamento financeiro devem ser muito bem apurados, a fim de evitar multas sobre o lucro líquido da empresa.

Quer saber mais sobre os benefícios do Lucro Real? Então fica comigo até o final deste artigo. Temos aqui as principais vantagens de optar por esse regime tributário.

Nosso blog é atualizado toda semana com um artigo informativo e bem objetivo para você aprender as melhores formas de gerir seu negócio.

Como funciona o regime de Lucro Real?

O regime tributário de Lucro Real consiste no cálculo de tributos sobre o lucro líquido da empresa, dados apresentados por uma assessoria de contabilidade, ajustado de acordo com as adições e exclusões determinadas por lei.

Esse regime se mostra mais complexo que os outros dois, Simples Nacional e Lucro Presumido, visto seu extenso cálculo e análise de dados.

Além disso, as empresas regidas pelo Lucro Real devem apresentar à Secretaria da Receita Federal os registros especiais de seu sistema contábil e financeiro.

Embora não haja um limite de faturamento, empresas que obtiveram um faturamento acima de R$78 milhões nos últimos 12 meses, anteriormente à apuração dos dados, são obrigadas a atribuir ao Lucro Real.

Nesse regime, as alíquotas de IRPJ (15%) e CSLL (9%) são abatidas diretamente do lucro real da empresa, além de outros tributos, como o PIS (1,65%) e COFINS (7,6%).

O regime de Lucro Real se mostra interessante pois pode oferecer benefícios para as empresas que possuem um bom gerenciamento financeiro e, caso seu lucro seja baixo, estas empresas terão abatimentos de alguns impostos, de forma limitada.

O incentivo fiscal, por exemplo, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da empresa, de seus setores e de todas as pessoas envolvidas nos processos empresariais, é um dos benefícios do Lucro Real.

Entenda melhor as principais vantagens a seguir:

1 – IRPJ e CSLL podem ser inviabilizados

No Lucro Real, é possível deixar de pagar o Imposto de Renda e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido caso haja prejuízo fiscal.

A apuração dos balanços contábeis pode ser efetuada trimestral ou anualmente, sendo necessário uma gestão dos dados de forma mensal.

Mas vale lembrar: é preciso respeitar um limite de aproveitamento de 30% do lucro tributável, sendo impossível aproveitar o prejuízo fiscal de outros períodos de apuração.

2 – Gere crédito de PIS e de COFINS

A partir do momento que sua empresa apresenta baixo lucro ou prejuízo fiscal, com o regime de Lucro Real seu negócio poderá gerar crédito de PIS e COFINS, já que serão apurados de forma não cumulativa.

Esse crédito é gerado ao considerar determinados custos, com exceção de mão de obra, abatendo dos valores devidos em razão dessas receitas.

Além disso, é possível manter, no Lucro Real, a mesma tributação do regime de Lucro Presumido, em relação ao PIS e COFINS.

3 – Cálculo flexível de impostos

No Lucro Real, é possível apurar o IRPJ e CSLL em dois diferentes modelos: trimestral e anualmente.

De acordo com as estratégias e objetivos de uma empresa, é possível selecionar qual o modelo mais vantajoso para o empreendimento.

Além disso, o regime tributário também disponibiliza o recolhimento dos tributos mensalmente, que são calculados com base na receita bruta (parcela do lucro empresarial estabelecida pela legislação).

No final do ano, é feito o balanço anual e apurado o Lucro Real da atividade empresarial, determinando o valor de imposto a ser pago pela empresa.

Terceirize a gestão financeira de sua empresa

A importância de manter contato com uma assessoria de contabilidade para o gerenciamento e apuração desses dados é fundamental, visto a complexidade do tema e a importância de gerir esses dados de maneira assertiva.

Na RCS Assessoria Contábil, somos especializados no regime tributário de Lucro Real, para que sua empresa possa usufruir desses e outros tantos benefícios decorrentes desse regime.

Temos todas as ferramentas necessárias para abrir sua empresa, de forma correta, e manter a manutenção e gestão efetiva do seu negócio.

Nossa empresa é bem capacitada, com funcionários em prontidão para atender suas necessidades, esclarecer dúvidas e fazer recomendações para o gerenciamento financeiro da sua empresa.

Entre em contato conosco e viabilize a troca do seu atual regime tributário para o Lucro Real.

Não se esqueça de nos visitar nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Será muito gratificante para nós que você comente lá nas redes e aqui abaixo quais são suas dúvidas quanto ao Lucro Real e às estratégias de gestão financeira.

Até a próxima semana!

Imagem disponibilizada por freepik

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.