Cada vez mais, as empresas procuram melhorar seus processos de produção.

Os clientes têm se tornado mais exigentes, fazendo com que as empresas estejam sempre buscando a sofisticação da manufatura e entreguem um maior valor.

Por esse motivo, é muito importante definir um preço justo e realista, de acordo com seus gastos no desenvolvimento de produto.

O Custo de Mercadoria Vendida pode te auxiliar nas suas próximas decisões e estratégias, a fim de melhorar seus preços, sua clientela, seus gastos e até mesmo a clareza e tomadas de decisões.

Quer saber um pouco mais sobre esse método? Então fica comigo até o final deste artigo.

Custo de Mercadoria Vendida: o que é isso? Posso fazer aqui na empresa?

O Custo de Mercadoria Vendida é um cálculo que interfere diretamente no cálculo do lucro líquido.

O cálculo do CMV leva em consideração:

  • o custo da mercadoria comprada;
  • o capital aplicado em processos de logística;
  • o custo com a aquisição de insumos e matérias-primas;

Através do CMV, você entenderá qual o seu lucro e, consequentemente, perceberá se seu preço está dentro dos conformes, de acordo com seus gastos em todo o processo na entrega do produto.

Para fazer esse cálculo, pegue o Estoque Inicial (EI), some com o valor de compras dentro de um período (C) e subtraia com o Estoque Final (EF).

Esse é o cálculo CMV por saldo monetário, ou seja, com o conhecimento dos gastos realizados:

CMV = EI + C – EF

Vamos colocar essa fórmula em prática, então.

Suponhamos que, neste mês de Janeiro, eu tenha um estoque de R$ 1.000,00. Para continuar as vendas num período de 30 dias, gasto mais R$ 2.500,00 no mesmo produto.

No final de Janeiro, ainda tenho R$ 2.000,00 em estoque de determinado produto. No cálculo, ficaria desta forma:

CMV=1.000+2.500-2.000

CMV = 1.500

Esse valor do Custo de Mercadoria Vendida representa os gastos para dispor daqueles produtos, até mesmo do seu espaço de armazenamento, que você efetuou a venda.

Caso os produtos vendidos não apresentem um valor igual ou superior ao resultado desse cálculo, significa que a precificação do seu produto está equivocada e deve ser reavaliada.

Com os dados obtidos através do Custo de Mercadoria Vendida, você entenderá se aquela negociação e venda de produto está sendo lucrativa e relevante para sua empresa.

Gastar um valor alto na produção de uma mercadoria e não conseguir vendê-la, fazendo com que ocupe um espaço de armazenamento, que poderia ser utilizado para guardar produtos que seriam vendidos mais rapidamente, é uma má gestão de espaço e de capital.

Além disso, é possível se atentar a gastos e investimentos desnecessários em certos processos e procedimentos, visto que o retorno financeiro que aquele produto te rende não é proporcional ao capital investido nele.

A seguir, listamos algumas vantagens que o cálculo do Custo de Mercadoria Vendida pode te proporcionar.

  1. Dados assertivos, organizados de maneiras eficientes

O Custo de Mercadoria Vendida pode ser feito de tempos em tempos, ou periodicamente, o que é mais viável e eficaz.

Realizando a checagem desse dado, você consegue entender claramente quais os gastos envolvidos na produção e armazenamento de um determinado produto.

Com essa disposição de dados atualizados periodicamente, é possível economizar tempo e melhorar a tomada de decisões.

  1. Criação de preços relevantes e realistas

Sabendo exatamente qual o custo que você tem para dispor de determinado produto, é possível criar um preço realista, que engloba todos esses gastos, além do lucro naquela operação.

Mas cuidado: algumas despesas não devem ser incluídas, como:

  • impostos deduzidos sobre o faturamento;
  • saídas administrativas, como conta de telefone, aluguel do espaço, ou internet;
  • despesas operacionais ou de frete;
  • passivos financeiros, como empréstimos e juros; e
  • comissões.
  1. Melhoria de processos e tomadas de decisões

Com dados apurados efetivamente, seu poder de decisão será muito maior, do que não ter clareza dos gastos da sua empresa.

É preciso investir na melhoria de tomada de decisões e na sofisticação de processos.

O CMV oferece dados relevantes para deixá-lo atento quanto aos seus gastos, por isso te dá maior segurança e visão, para criar estratégias eficientes e continuar o desenvolvimento empresarial de forma eficaz.

Contabilidade é também a melhoria de processos empresariais

É impossível exercer um bom trabalho sem perceber e continuamente aprimorar suas falhas e acertos.

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Imagem por: freepik

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