A IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL NA VANTAGEM COMPETITIVA NO MERCADO

Você já parou para pensar o que significa “estratégia”? Quando pensamos no conceito desta palavra, logo vem à mente situações de guerra não é mesmo? Justamente porque a origem do termo remete a habilidade de um comandante organizar e desenvolver as suas ações militares, de forma que, além de sobreviver, esteja sempre em posição vantajosa em relação ao seu inimigo.

Não é difícil adaptar e associar essa situação às questões corporativas. E é por isso que a estratégia empresarial é uma ação de extrema importância para a sobrevivência e o equilíbrio de uma empresa, independente do seu porte.

Mas o que é essa estratégia empresarial e por que a aplicar ao meu negócio?

É através da estratégia empresarial que o empreendedor define as suas metas e traça o caminho para chegar até elas. Pensar estrategicamente é fundamental para conseguir chegar aos objetivos planejados e sobreviver ao mercado, que sofre constantes mudanças sociais e econômicas.

Se a empresa ainda está nascendo, definir essa estratégia antes mesmo do negócio começar a funcionar é uma excelente forma de iniciar os trabalhos, pois esse começo acontecerá conhecendo o caminho que deve ser percorrido para alcançar as metas traçadas. Além disso, quando há um planejamento estratégico, o empreendedor inicia as atividades do seu negócio conhecendo o mercado, suas forças e suas fraquezas. Mas caso a empresa já esteja no mercado e não possua uma estratégia empresarial traçada, não quer dizer que tudo está perdido. É necessário (e possível) repensar a sua forma de atuar, os objetivos e as ações para alcançá-los. Para isso, o empreendedor precisa sair da sua zona de conforto, estudar melhor o mercado, traçar suas metas e definir o caminho a ser seguido para alcançá-las.

Uma das maiores vantagens em ter uma estratégia empresarial bem definida na gestão do negócio, é que as diversas questões importantes para uma excelente administração ficam bem claras, facilitando a tomada de decisões. Com a estratégia empresarial, o planejamento financeiro da empresa é bem feito, o mercado é bem estudado, o seu público é conhecido, e o seu produto ou serviço pode ser bem trabalhado, trazendo para o seu negócio a vantagem competitiva, que nada mais é do que o “diferencial” da sua empresa, que pode ser o atendimento, o preço competitivo, a qualidade imbatível, o pós-venda, etc.

 É a estratégia empresarial, por meio do planejamento estratégico, que irá possibilitar que você enxergue e potencialize a sua vantagem competitiva, sabendo exatamente o que fazer para otimizar os seus resultados e oferecer aos seus clientes o que eles tanto buscam ao recorrer à sua empresa.

Lembre-se que desde pequenos prestadores de serviço, até grandes corporações precisam da estratégia empresarial bem estudada e definida. Uma assessoria contábil e financeira pode ser de grande importância nesse processo.

 A RCS acompanha empresários desde a abertura de sua empresa e durante o progresso e desenvolvimento dela. Realizamos um trabalho de qualidade, a fim de recolher todos os dados relevantes para o gerenciamento do seu negócio. Com isso, você terá maior clareza das mudanças que podem ser feitas e terá mais disponibilidade para cuidar da criação de projetos e ações estratégicas, além de se dedicar ao seu core business e ao cliente.

Entre em contato conosco para fazermos uma avaliação.

Imagem: freepik

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.