O profissional de contabilidade é uma função indispensável nas empresas, sendo figura obrigatória na gestão dos empreendimentos, independente do seu porte ou ramo de atividade. A gestão contábil é uma peça importante e necessária na rotina, e se ela não estiver funcionando bem, os efeitos do problema podem refletir nos negócios.

O serviço de contabilidade é considerado um dos setores mais estratégicos de uma empresa, é fundamental para a saúde financeira de qualquer negócio, já que é essa área a responsável pela regularidade fiscal e pela clareza do empreendedor sobre seus custos, receitas, rentabilidade e lucratividade.

Mais do que simplesmente tarefas burocráticas e repetitivas, como cuidar da geração de tributos e obrigações acessórias, a contabilidade atua como uma espécie de assessoria e consultoria que pode e deve desenvolver análises e projeções para a empresa. Além disso, a contabilidade precisa ter uma relação de grande parceria com o empreendedor, pois lidará com as questões mais delicadas e importantes do negócio. Por isso, contar com um profissional competente é, portanto, crucial para garantir a longevidade dos negócios.

Entretanto, as vezes a escolha pela contabilidade pode não ser tão acertada quanto o desejado, e nesse caso, talvez seja necessário trocar o prestador do serviço.

E como saber se eu devo trocar de contabilidade?

Essa é uma tarefa delicada, e não tão fácil, mas crucial para o bom andamento do negócio e para saúde financeira e fiscal da empresa. A principal questão que o empresário deve ter em mente é se ele se sente seguro com a sua contabilidade. Se confia, e fica tranquilo em deixar o negócio em suas mãos.

Além dessa questão principal, outras situações devem ser analisadas com cuidado. Uma contabilidade que erra questões tributárias com frequência, está cometendo um grave deslize. O que não pode acontecer também são situações de descumprimento de prazos, pois as consequências dessas falhas podem ser graves para a empresa, além do gasto desnecessário e inesperado com multas e juros.

Documentos errados ou extraviados também é algo para ficar atento, afinal a contabilidade tem acesso a muitas informações sigilosas dos clientes, portanto, a gestão de documentos deve ser feita de maneira minuciosa.

Outras situações também devem ser observadas, como por exemplo se a contabilidade usa ferramentas ultrapassadas, se os profissionais estão atualizados quanto às alterações das legislações tributárias e trabalhistas e, principalmente, se a contabilidade oferece apenas o serviço com impostos e folhas de pagamento, sem participar de avaliações financeiras da empresa como um todo. Afinal, um contador precisa ter parceria e afinidade com o empresário, prestando um serviço completo para o bom funcionamento e planejamento financeiro da empresa.

Se a sua empresa está vivendo duas ou mais situações como essas, fique atento! Pode ser o momento de procurar um novo serviço de contabilidade para ajudar na gestão contábil e financeira do seu negócio.

A troca de contabilidade não é uma questão difícil ou burocrática, e é direito do empresário fazê-la sempre que quiser, respeitando é claro as cláusulas contratuais com o atual prestador de serviço. Essa mudança pode ser um pouco desanimadora no começo, em virtude do período de adaptação e transferência das informações e responsabilidade. Mas com trabalho e paciência o processo se torna mais fácil e os benefícios virão.  

A RSIM acompanha empresários desde a abertura de sua empresa e durante o progresso e desenvolvimento dela. Realizamos um trabalho de qualidade, a fim de recolher todos os dados relevantes para o gerenciamento do seu negócio. Entre em contato conosco para fazermos uma avaliação.

Clique aqui para falar com um especialista.

Imagem:

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *