Abrir uma empresa no Brasil vai além da paixão, do desafio e da habilidade do empreendedor. Significa também assumir um compromisso fiscal e tributário com as unidades federais, estaduais e municipais que regem as normais e exigências tributárias em território nacional, e que, como todo mundo já sabe, compõem uma das legislações tributárias mais complexas do mundo, por isso deve-se conhecer profundamente o cenário fiscal para não correr o risco de multas e penalidades que comprometam o negócio do empreendedor. E quando falamos em empresa pequena, temos o hábito de pensar que certos serviços são dispensáveis.

É fato que em virtude desse contexto, muitas vezes o empresário enxergue o contador apenas como um profissional que irá garantir o cumprimento legal das obrigações fiscais e apurar impostos, principalmente se a empresa for pequena, porém isso pode levar o negócio a limitar a atuação deste importante profissional, que pode garantir não somente o cumprimento das exigências fiscais, mas também todo um crescimento da empresa, através de diversas rotinas gerenciais.

Mas será que de fato, uma empresa pequena precisa contratar uma contabilidade?

Se o desejo do empreendedor é de ter um auxílio com uma assessoria contábil de qualidade, e que enxergue suas finanças de uma forma estratégica, pensando em todas as questões gerenciais, tributárias e contábeis, a resposta é: sim, com toda a certeza!

Uma contabilidade experiente e confiável pode contribuir, e muito, com a rotina da sua empresa, promovendo resultados que, sem a ajuda desse assessoria, talvez fosse muito difícil alcançar, principalmente porque, muitas vezes, as pequenas empresas não possuem equipes robustas que possam prestar auxílio em questões como estoque, orientando se há excesso ou sobra para facilitar na captação e retenção do capital de giro, precificação, calculando todas as despesas fixas, variáveis, aplicando taxas de juros e planejando o lucro necessário, fluxo de caixa, analisando a entrada e saída do capital da empresa e prevendo quais são os lucros e, além disso, a assessoria contábil pode ajudar em outras análises como, por exemplo, necessidade de crédito, preparando todos os documentos necessários da empresa para obtenção de crédito e avaliando as vantagens e desvantagens de determinadas linhas de crédito do mercado.

Além disso, questões trabalhistas, que no geral costumam causar muita dor de cabeça para os empresários, são facilmente administradas por um serviço de contabilidade experiente e correto. Assim, todas as decisões no que diz respeito a folha de pagamento e demandas da CLT podem ser orientadas pela contabilidade, levando tranquilidade ao empreendedor.

As vantagens que uma empresa pequena tem ao contratar um serviço de contabilidade, vão muito além da prestação de contas com o fisco e do que a administração de demandas trabalhistas. São vantagens obtidas através de uma rotina contábil, fiscal e gerencial que podem trazer ótimos resultados para a empresa de pequeno porte.

Aqui na RSIM temos uma equipe especializada em organização financeira e contábil e pode ajudar a sua micro e pequena empresa! Entre em contato e saiba como podemos te auxiliar.

Imagem: Freepik

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.