A terceirização do setor financeiro é o direcionamento das atividades relacionadas às finanças da empresa, para prestadores de serviço especialistas no assunto, e que não fazem parte da equipe da organização.

Antigamente, a terceirização era mais comum em atividades tradicionais como limpeza, manutenção e publicidade, entretanto, hoje em dia as empresas já utilizam esse recurso em serviços especializados, e tem obtido muito sucesso, pois a terceirização deixou de ser uma opção eventual e passou a ser uma abordagem estratégica, que traz muitos benefícios para as empresas.

Essa terceirização é o que chamamos de BPO – Business Process Outsourcing . E, considerando que a área financeira é uma das mais complexas e importantes da empresa, delegar as funções para profissionais especializados é uma ótima opção para uma gestão eficiente e, consequentemente, bons resultados.

As pequenas e médias empresas, em especial, são as que mais ganham com a terceirização ou  BPO Financeiro, pois mantêm suas equipes enxutas e evitam os altos custos de manter um departamento financeiro próprio. Mas organizações maiores também podem colher bons frutos com a terceirização, uma vez que toda a sua rotina financeira estará nas mãos de outra empresa habituada com rotinas complexas, além do que, com a tendência da terceirização do setor financeiro, os serviços oferecidos são cada vez mais completos e abrangem todas as rotinas gerenciais e administrativas.

É importante dizer que, para ter bons resultados e tranquilidade ao optar pelo BPO, é preciso ter muita confiança nos prestadores de serviços, que devem possuir expertise comprovada e alta tecnologia para conduzir gestão financeira da empresa, especialmente no ambiente virtual.

Dessa forma, para iniciar uma terceirização financeira bem sucedida, é preciso iniciar com a definição das atividades a serem delegadas e escolha de parceiros estratégicos para prestação de serviços de qualidade.

Depois de uma importante e minuciosa pesquisa e avaliação da empresa a ser contratada, é necessário que o contador responsável realize um diagnóstico e planejamento da transição das atividades, para que todas as regras e políticas da organização sejam cumpridas, sendo de extrema importância o fornecimento de informações confiáveis. Durante esse processo, para a empresa, o maior desafio é entregar suas finanças ao profissional externo sem perder o controle sobre o negócio, por isso essa transição deve ser feita com calma e atenção.

São muitos os benefícios do BPO, através dele o empreendedor ganha tempo para focar em seu negócio e em seu cliente, sem perder a qualidade das rotinas financeiras/administrativas. Pelo contrário, ele ganha a garantia de que elas serão realizadas com competência por uma equipe especializada. Dentre as atividades que podem ser executadas por um BPO, podemos listar principalmente gestão de contas a pagar e receber, fluxo de caixa, relatórios financeiros, conciliação bancária e análise e monitoramento de indicadores de desempenho.

Logo, a terceirização do setor financeiro é a solução ideal para empresas que procuram por segurança, economia e bons resultados. Aqui na RSIM temos uma equipe especializada em rotinas financeiras e administrativas, das mais simples até maiores e complexas. Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu empreendimento.

Imagem: Freepik

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.