Descobrir como aumentar a produtividade é um desafio para todos os empreendedores. De olho na eficiência, a organização aproveita melhor seus recursos, otimiza processos e reduz os seus custos. Consequentemente, adquire vantagens competitivas. Os resultados do ganho de produtividade são enormes e podem ser a diferença entre a prosperidade e o fracasso. Aumentar a produtividade não é apenas uma medida importante, mas sim uma ação essencial para a longevidade de uma empresa, seja ela de qual porte for.

Não há uma fórmula mágica para aumentar a produtividade, mas existem vários atalhos que podem encurtar essa jornada, alguns já praticados por muitos empresários e outros pouco conhecidos, mas de uma forma geral, ações práticas e relativamente simples, como por exemplo lançar os dados da empresa na nuvem, podendo acelerar muito a rotina da sua empresa e garantir o segurança da suas informações.

Outra medida básica e evidente para aumentar a produtividade é a automação, pois ela permite que os colaboradores e líderes se concentrem na estratégia e na produção de valor, em vez de perder tempo com tarefas repetitivas. Ou seja, ações operacionais da sua empresa devem ser relegadas, cada vez mais, para a máquina.

A implementação vai depender muito da realidade da sua empresa, mas algumas medidas podem ser adotadas facilmente, com recursos básicos e muitas vezes já utilizados pelas empresas.

Delegar as tarefas é uma outra ação que pode ajudar, e muito, a produtividade da organização.

O empreendedor que quer melhorar a produtividade do negócio, deve se concentrar, prioritariamente, no capital humano, a produtividade quem gera são as pessoas, são elas que inovam e encontram maneiras de otimizar as tarefas e buscar soluções, ainda que sistemas digitais possam acelerar processos, são os colaboradores que vão administrar esses recursos, portanto não há automação bem realizada sem colaborador capacitado e competente. E, muitas vezes ,conseguir essa postura e capacitação do funcionário vai além das habilidades deles, passa por todo o processo de relacionamento e condução das atividades dentro da organização. A flexibilização, por exemplo, na atuação dos colaboradores, possibilitando que ele possa focar no valor que traz à empresa, e não apenas no número de horas passadas dentro do escritório.

Enfim, são muitas as ações que pode melhorar a produtividade da empresa, e, de uma forma geral, é preciso saber administrar as rotinas. Aqui na RSIM temos uma equipe competente e experiente, e estamos prontos para ajudar o empresário a otimizar sua rotina administrativa. Entre em contato e saiba como podemos te auxiliar a aumentar a sua produtividade e, consequentemente, melhorar os seus resultados.

Imagem: freepik

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.