Sem sombra de dúvidas, um dos maiores desafios encontrados pelos empreendedores diz respeito à se manter em dia com as suas obrigações fiscais e tributárias. Neste momento, é de suma importância ter um planejamento tributário.

Aqui, estamos falando de uma ferramenta que traz consigo uma série de benefícios. Entre eles, uma empresa deixa de correr o risco de encontrar problemas tributários e, com isso, ter que lidar com o Fisco.

Além disso, o planejamento tributário também pode fazer com que uma empresa economize no pagamento de impostos. E, precisamos concordar, nada melhor do ter dinheiro sobrando no caixa no final do mês, certo?

No entanto, muitas empresas ainda não contam com essa ferramenta. Enquanto isso, ainda é possível encontrar empreendedores que sequer compreendem a importância por trás deste planejamento.

E, para aprofundar neste tema, preparamos um conteúdo completo sobre o planejamento tributário. Portanto, continue a sua leitura e aproveite para tirar todas as suas dúvidas!

Leia também: MEI para ME

O que é o planejamento tributário?

O planejamento tributário, também conhecido por muitos como elisão fiscal, é uma ferramenta que, quando colocada em prática, faz com que uma empresa se mantenha em dia com as suas obrigações.

Deste modo, ele conta com uma série de estratégias que devem ser adotadas na gestão empresarial. Sendo que um dos seus focos é reduzir a carga tributária que incide sobre as suas operações.

A falta de um planejamento tributário pode fazer com que uma empresa tenha que pagar mais impostos do que o devido. O que, no final do mês, pode acabar acarretando em sérios prejuízos.

Sendo assim, se você, empreendedor, deseja ver a sua empresa enquadrada no regime tributário correto, não deixe de olhar para essa ferramenta. Afinal de contas, ela será muito útil.

Qual a sua importância?

O planejamento tributário é uma estratégia que pode determinar o sucesso de uma empresa. Afinal de contas, a falta dele acaba gerando uma série de prejuízos, colocando em risco o seu funcionamento.

Sendo assim, uma empresa, quando coloca esta ferramenta de gestão em prática, se beneficia de diferentes formas. E, se você não sabe quais são, não se preocupe. Confira alguns exemplos:

● Evita autuações;

● Reduz os custos;

● Gestão mais eficiente;

● Correto enquadramento tributário;

● Se mantém em dia com os impostos;

● Se aproveita de possíveis incentivos fiscais;

● Evita pagar mais impostos do que deveria.

Portanto, viu como o planejamento tributário é uma ferramenta indispensável? Agora, que tal entender também como elaborar um para a sua empresa? Confira conosco e tire suas dúvidas!

Leia sobre: porte da empresa

Passo a passo para elaborar um planejamento tributário:

Agora que você já sabe o que é e qual a importância por trás de um planejamento tributário, chegou o momento de entender como ter essa ferramenta tão essencial na gestão da sua empresa.

Neste momento, existem diferentes etapas que devem, necessariamente, serem levadas em consideração. O foco é acertar na elaboração e colocar o planejamento tributário em prática.

Desta forma, se você não sabe quais são, confira conosco cada uma das etapas que devem ser seguidas:

● Reunir as principais informações sobre a empresa (porte, regime tributário, atividades desempenhadas, etc);

● Analisar qual é a natureza jurídica da empresa e se ela está enquadrada corretamente;

● Estudar e, logo após, definir qual é o melhor regime tributário para uma empresa;

● Elaborar o plano tributário;

● Definir um cronograma para o início e fim do planejamento tributário da sua empresa;

● Fazer uma análise de todos os cenários possíveis (receita anual, lucratividade, compras, etc);

● Estabelecer objetivos e metas;

● Fazer avaliações do seu plano tributário de forma periódica.

Antes de elaborar um planejamento tributário, muitos gestores podem se deparar com algumas dúvidas. Sendo que uma delas é a necessidade ou não da ajuda de um serviço especializado. Vamos entender melhor este ponto?

A minha empresa precisa contar com um serviço especializado?

Não é recomendado que um empreendedor ou gestor realize o planejamento tributário de uma empresa sozinho. Isso porque, estamos falando de uma ferramenta que leva uma série de fatores em consideração.

Com isso, é de suma importância contar com o apoio de um serviço especializado no assunto, como uma contabilidade.

O contador é o profissional capaz de olhar para uma empresa de forma mais ampla, compreendendo assim quais são as melhores decisões para mantê-la dentro da legalidade e com as suas obrigações em dia.

Sendo assim, não deixe de contar com o apoio da RSim Contabilidade e Finanças! Somos uma contabilidade digital especializada, pronta para ajudar você e sua empresa a crescerem no mercado!

Quer saber como nós podemos te ajudar? Não deixe de entrar em contato conosco e, assim, conhecer as nossas soluções!

Caso tenha alguma dúvida sobre os serviços da RSim ou sobre o planejamento tributário, aproveite para compartilhar conosco por meio dos comentários, ok?

Imagem: Freepik

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.