Todo e qualquer empresário está sujeito a se deparar com uma situação inesperada, não é mesmo? Neste momento, uma das estratégias mais assertivas é contar com uma reserva financeira.

A pandemia da Covid-19, por exemplo, foi uma situação que pegou várias empresas de surpresa. E, sem sombra de dúvidas, a falta de uma reserva financeira foi um dos motivos por trás do fechamento de milhares de negócios.

Ou seja, estamos falando de uma determinada quantia guardada para imprevistos. Logo, mediante o mau funcionamento de vários computadores, um escritório possui de onde tirar o dinheiro, sem comprometer o seu caixa.

Isso porque, com a sua reserva de emergência, a sua empresa terá condições para comprar novas máquinas. O que é de suma importância para o sucesso da sua gestão financeira.

Que tal conhecermos melhor o que é a reserva financeira e qual a sua importância para as empresas? Leia o nosso conteúdo completo e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto!

Além disso, não perca a oportunidade de ler o nosso conteúdo completo sobre o planejamento tributário

O que é a reserva financeira?

Como você já pode ter entendido, a reserva financeira é uma quantia de dinheiro armazenada para cobrir qualquer tipo de custo que não estava previsto no orçamento da empresa.

Ou seja, caso um funcionário fique afastado do trabalho, a empresa pode tranquilamente contratar um novo colaborador temporário para desempenhar as suas atividades, sem pesar no financeiro.

Desta forma, a reserva financeira é uma estratégia que visa trazer uma maior tranquilidade para os empresários. Visto que, agora, prezar pelo caixa da empresa será sempre uma prioridade.

No entanto, nem todas as empresas contam com uma reserva. Com isso, mediante um imprevisto, elas acabam recorrendo ao caixa ou até mesmo optando por contratar uma linha de crédito.

Sendo assim, é de suma importância que você termine a leitura deste conteúdo convicto de que precisa começar a construir a reserva de emergência da sua empresa hoje mesmo, ok?

Quando devo usar a reserva financeira?

Você é um empresário que, entendendo a importância da gestão financeira para uma empresa, já conta com uma reserva de emergência. Mas e agora? Em quais situações utilizá-la?

Neste momento, é preciso ter muita cautela. Isso porque, a falta de planejamento pode fazer com que uma empresa utilize a sua reserva financeira de forma completamente equivocada.

Deste modo, o empreendedor deve fazer uma análise ampla do seu negócio e do contexto no qual ele está inserido. Se o que está em jogo é a sobrevivência da empresa, não pense duas vezes.

Além disso, fatores que podem prejudicar a entrega de serviços e produtos da empresa também devem ser levados em consideração. Afinal de contas, ninguém quer ter prejuízos, certo?

Se você utilizou a reserva financeira da sua empresa, é o momento de começar do zero mais uma vez. Ou seja, elabore um planejamento para repor a quantia que foi gasta em um imprevisto.

Já que estamos falando sobre finanças, leia também o conteúdo sobre controle de gastos

Quanto uma empresa deve guardar?

Agora, se você, empresário, ainda não possui uma reserva financeira para a sua empresa, é comum se perguntar:quanto devo guardar por mês para manter meu negócio sempre seguro?”.

O primeiro passo para ter essa definição é entender quais são os seus gastos mensais. Logo em seguida, recomenda-se guardar no mínimo 3 ou 6 vezes o valor total que a empresa gasta por mês. É claro que se puder reservar até 12 vezes o valor mensal, a empresa ficará bem mais resguardada.

Sendo assim, após ter 3 ou 6 vezes mais do que o faturamento da empresa, é possível se prevenir contra muitos imprevistos, garantindo sempre a sobrevivência da empresa.

Que tal colocar a sua gestão financeira em dia?

Sem sombra de dúvidas, uma das melhores formas de manter a saúde financeira de uma empresa é ter o apoio de um serviço especializado no assunto, como é o caso de uma contabilidade.

Assim, o empreendedor terá sempre o apoio de profissionais capacitados e especialistas em finanças. O que proporciona uma maior segurança no momento de tomar decisões importantes.

Sendo assim, não deixe de contar com os serviços prestados pela RSim Contabilidade e Finanças! Afinal, somos uma contabilidade digital focada no crescimento sustentável da sua empresa.

Aproveite para entrar em contato conosco, conhecer as nossas soluções e, além disso, descobrir como nós podemos te ajudar! Trabalhamos com o objetivo de te ajudar a ganhar espaço no mercado.

Por fim, não deixe de acessar o nosso blog para continuar acompanhando conteúdos como o que acabou de ler e curtir as nossas redes sociais.

Até a próxima!

Imagem: Freepik

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.