Empreender é uma decisão acompanhada por uma série de desafios. Após abrir uma empresa, será necessário lidar com várias responsabilidades, como o pagamento de impostos.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Brasil possui uma das cargas tributárias mais altas do mundo. Logo, o empreendedor terá que se planejar bem.

Além disso, é importante levar em consideração que muitas empresas podem estar pagando mais impostos do que realmente deveriam. O que eleva ainda mais a sua carga tributária.

No entanto, como saber se uma empresa está pagando os seus impostos corretamente? Ou melhor, quais são os tributos que não podem ser negligenciados na gestão de uma empresa?

A fim de entender melhor sobre o pagamento de impostos de uma empresa, nós preparamos este conteúdo! Continue acompanhando conosco e tire todas as suas dúvidas!

Se você deseja empreender e ter o próprio negócio, não deixe de ler sobre o plano de negócios

Quais impostos uma empresa deve pagar?

São vários os custos e despesas de uma empresa. Dentre eles, podemos destacar o pagamento dos seus funcionários, fornecedores e até mesmo o próprio pagamento de impostos.

Neste momento, o empreendedor deve entender que são vários os impostos que incidem sobre as operações da sua empresa. E, para se manter em dia com eles, nada melhor do que conhecê-los, não é mesmo?

Por isso, selecionamos alguns dos impostos mais conhecidos do país e, que, certamente, a sua empresa deverá pagar. Confira:

● ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);

● ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza);

● INSS (Previdência Social);

● IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Física);

● CPP (Contribuição Previdenciária Patronal);

● CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro);

● Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);

● Pis/Pasep (Programa de Integração Social / Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

A fim de arcar corretamente com o pagamento de impostos da sua empresa, é necessário levar em consideração alguns fatores. Dentre eles, não podemos deixar de mencionar o planejamento tributário.

Inclusive, que tal entendermos melhor como essa ferramenta pode contribuir com a gestão da sua empresa? Veja a seguir como manter a sua empresa em dia com o Fisco e, assim, pagar todos os seus impostos!

O que é e qual o papel do planejamento tributário?

Viu como são vários os impostos que a sua empresa deve pagar? E, tem se tornado cada vez mais comum encontrar empresas que não estão com o pagamento de impostos em dia.

A fim de arcar com cada uma das suas responsabilidades tributárias, é de suma importância contar com o suporte de um planejamento tributário.

Também chamado de elisão fiscal, estamos falando de uma ferramenta elaborada com o intuito de diminuir a carga tributária que incide sobre uma empresa. Assim, leva-se em consideração um conjunto de ações e estratégias que contribuem com o objetivo final.

Sendo assim, dentre todos caminhos traçados pelo planejamento tributário, encontra-se o estudo do regime tributário escolhido por uma empresa. Isso porque, o enquadramento errado pode fazer com que uma empresa pague mais impostos do que deveria.

Hoje em dia, os empreendedores podem encontrar três opções de regimes tributários. Veja quais são:

● Simples Nacional;

● Lucro Real;

● Lucro Presumido.

Para finalizar o nosso conteúdo sobre pagamento de impostos, vamos esclarecer como funciona cada regime tributário! Portanto, continue a sua leitura e aproveite para tirar todas as suas dúvidas!

Além disso, aproveite para ler o nosso conteúdo completo sobre o que é o endereço fiscal

1. Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime tributário que possui como finalidade simplificar o pagamento de impostos de uma empresa. Isso porque, ele unifica todos os impostos em uma única guia.

Pode ser o regime com menor carga tributária. A confirmação só virá com a análise tributária anual, por ser possível alterar anualmente o regime escolhido.

Ou seja, planejar será essencial.

2. Lucro Real

No Lucro Real, a apuração de impostos como o CSLL e o IRPJ é feita tendo como base o lucro real obtido por uma empresa. Ou seja, a soma de todas as suas receitas menos os seus custos e despesas.

O enquadramento no Lucro Real só é obrigatório para as empresas que tenham um faturamento anual acima de R$ 78 milhões.

Há vários incentivos fiscais que poderão ser usados para reduzir os impostos.

Em tese, se este regime reduzir a carga tributária e a empresa tiver uma organização documental condizente, mesmo não sendo obrigada, ela poderá optar por ele.

3. Lucro Presumido

Por fim, temos também o Lucro Presumido, regime tributário indicado para aquelas empresas que possuem faturamento máximo de R$ 78 milhões por ano e que, com ele, terão uma carga tributária menor.

Aqui, a apuração de impostos (IRPJ e CSLL) é feita tendo como base o que já está definido por lei. Sendo assim, é de responsabilidade da empresa arcar com tais impostos de forma trimestral.

Neste, a organização documental pode ainda não estar excelente, embora o ideal seja que todas as empresas busquem esta organização.

Praticamente não há incentivos fiscais disponíveis para este regime.

Já sabe como deve ser calculado e feito o pagamento de impostos da sua empresa?

Agora que você já sabe tudo sobre o pagamento de impostos da sua empresa, que tal contar com o suporte de um serviço especializado, como uma contabilidade, para prestar todo o suporte necessário?

Neste momento, saiba que você pode contar com os serviços especializados da RSim Contabilidade e Finanças! Somos experts em assessorar a sua empresa para um crescimento saudável!

Sendo assim, aproveite para entrar em contato conosco e entender como as nossas soluções e serviços podem ajudar a sua empresa a ganhar cada vez mais espaço no mercado de trabalho!

Por fim, para continuar acompanhando o nosso conteúdo, aproveite também para curtir as nossas redes sociais e, além disso, acessar o nosso blog, ok?

Aproveite e acompanhe também tudo sobre o plano de negócios: passo a passo para montar o seu.

Imagem: Freepik

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.