Quando falamos de empreendedorismo, consideramos que essa instituição tenha patrimônios valiosos para sua economia e existência.
De fato, a administração patrimonial é uma peça fundamental na trajetória de sua empresa.
Se você não souber quais são seus bens, direitos e obrigações, como manterá seu negócio em funcionamento?
Com a administração patrimonial de sua empresa, você tem uma clareza maior de tudo que deve receber, as posses de sua empresa, sejam elas tangíveis ou não tangíveis.
Além disso, as obrigações, contas a pagar, são listadas ao realizar a gestão patrimonial, criando o balanço patrimonial da sua empresa.
Você quer entender melhor como fazer, de forma assertiva, a administração patrimonial do seu negócio? Então leia este artigo até o final!
Outra dica que te dou: assine nossa newsletter para ficar por dentro das melhores dicas e informações para gerir o financeiro da sua empresa, sem dor de cabeça.
Temos textos semanalmente, você não vai querer perder!
Estamos também no Facebook, Instagram e LinkedIn, postando conteúdos de qualidade.
Administração Patrimonial: a chave para manter sua empresa em funcionamento
A administração patrimonial é imprescindível para a existência do seu negócio.
Isso porque, ao fazer a gestão patrimonial da sua empresa, criando um balanço patrimonial, são listados todos os bens, direitos e obrigações do seu negócio.
Ou seja, com a administração patrimonial é considerado tudo aquilo que possui valor econômico, que pode ser convertido em dinheiro, para uma determinada instituição.
Além disso, estes documentos de análise patrimonial oferecem grande clareza, projeção e melhoria na tomada de decisões relacionadas ao financeiro da empresa, assim como permite analisar se seus patrimônios estão diminuindo ou crescendo.
Olha só quantas vantagens a administração patrimonial pode trazer ao seu empreendimento:
- Análise financeira precisa;
- Proporciona uma melhor percepção do valor de mercado da sua empresa, conforme o controle de ativos;
- Evita investimentos inviáveis e desnecessários;
- Dificulta o desvio de recursos e roubo de materiais, produtos etc, já que todos estes itens são listados periodicamente;
- Facilita o corte de custos, quando e como fazê-lo;
- Melhora a capacidade de resolução de eventualidades, que possam trazer problemas de funcionamento, entre outras vantagens.
Viu só como a administração patrimonial é algo importantíssimo para sua empresa?
Agora vem a questão: você sabe fazer uma gestão de patrimônios efetiva e assertiva? Então, eu vou te contar o segredo de como fazer.
Qual o primeiro passo para realizar a administração patrimonial?
Antes de começar a se descabelar, é preciso saber quais os bens, direitos e obrigações que sua empresa possui.
Por esse motivo, o inventário empresarial é uma ferramenta muito útil antes de fazer o balanço patrimonial.
O inventário empresarial relata e descreve todos os bens e materiais em posse de uma empresa, sendo listados dados concretos desses patrimônios.
Para fazer um inventário, defina diversas categorias descritivas dos itens a serem listados, como:
- Valor atual;
- Valor de compra;
- Categoria do item;
- Local de armazenamento;
- Depreciação; entre outras categorias.
Essa ferramenta potencializa a administração patrimonial, pois prepara as empresas para fornecer o valor necessário para comprar ativos que perderão seu valor e possibilita analisar a evolução de ativos em sua posse.
Categorize os ativos da empresa
O próximo passo é saber quais os ativos circulantes e não-circulantes que sua empresa tem.
Aqui, você deve entender quais tipos de ativos são esses, identificar seu custo de reposição, caso ocorra alguma eventualidade.
Além disso, é preciso saber quanto foi gasto para obter aquele ativo e qual o valor se espera que este tenha no final de sua vida útil.
Com esses dois passos, você já está bem encaminhado para fazer a administração patrimonial da sua empresa de forma assertiva.
Outro detalhe importante é compreender a vida útil econômica de cada bem, por quanto tempo sua empresa espera utilizar aquele bem.
E não deixe de anotar também quanto tempo você já usou o bem em posse de sua empresa.
Compare dados contábeis e físicos
Para finalizar o processo de implementação da administração patrimonial, é preciso comparar os dados existentes na base contábil de sua empresa com as informações do inventário físico.
Como resultado, os relatórios de Bens conciliados, Sobras físicas e Sobras contábeis serão gerados.
Neste processo, você saberá quais bens contabilizados não têm existência física, assim como os que estão no seu estoque e inventário físico, mas não foram contabilizados.
Dicas de como manter a administração patrimonial efetiva
É importante enfatizar que, para que a administração patrimonial continue funcionando, é preciso manter os registros atualizados e atenção redobrada ao fazê-lo, preferencialmente de forma periódica e predeterminada.
Além disso, utilize um programa específico para registrar todas essas informações, recorra a técnicas de mapeamento, estabeleça normas e procedimentos para gestão de ativos, como manutenção, transferências etc.
Outro documento importante incluso na administração patrimonial é o balanço patrimonial.
Elaborado por um contador com o objetivo de apresentar a situação econômica de um negócio em um determinado período, o balanço patrimonial é composto por ativos, passivos e patrimônio líquido dessa empresa.
Se você quer saber como fazer um balanço patrimonial, acesse nosso artigo no blog que fala mais sobre.
E para aumentar ainda mais suas chances de assertividade, considere contratar uma assessoria contábil de qualidade.
A fim de alavancar o sucesso da sua empresa, a RCS Assessoria Contábil (CRC-MG n° 7.993) trabalha com sabedoria, seriedade e compromisso com seu negócio.
Entre em contato conosco! Estamos prontos para atendê-lo.
Imagem por Freepik.
No comment yet, add your voice below!