Skip to content

Capital Social: qual o investimento inicial necessário para abrir uma empresa?

Capital de Giro

Quando projetamos um plano empresarial, o capital social é um passo importante para a criação de um negócio.

Isso porque o capital social é justamente o que faz sua empresa sobreviver e funcionar até que ela possa gerar lucro e rendimentos suficientes para pagar as próprias contas.

Além de investimentos iniciais em dinheiro, outros recursos também serão importantes para manter a atividade empresarial em dia, como ferramentas, máquinas, equipamentos etc.

O capital social de uma empresa deve ser o primeiro passo para o sucesso de suas atividades empresariais.

Por isso, recomendo a você entender melhor como defini-lo assertivamente, além de sua completa e real importância para seu negócio.

Com isso em mente, elaborei este artigo com todas estas informações. Fica comigo até o final que te conto tudo que você precisa saber sobre o capital social.

Capital Social: a importância do investimento inicial de seu negócio

O Capital Social de uma empresa nada mais é que os valores e recursos necessários para que sua empresa inicie e mantenha suas atividades, prestação de serviços, produção de mercadorias etc. até que a própria empresa seja capaz de gerar lucro e rendimentos por conta própria.

Esses recursos e valores podem ser disponibilizados apenas por uma pessoa, bem como investidores e sócios de uma empresa.

O capital social pode ser convertido em qualquer ferramenta ou recurso que está diretamente ligado às atividades empresariais do seu negócio, como:

  • Equipamentos;
  • Locação de espaços;
  • Compra de imobiliário; entre outros.

Além disso, o capital social se apresenta como a principal forma de abrir uma empresa e pagar pelos gastos iniciais, bem como a contratação de serviços terceirizados, registro de CNPJ, entre outros documentos e atividades.

O capital social remete também ao poder financeiro de uma empresa e está ligado diretamente ao seu valor de mercado.

Logo, o capital social é uma decisão importantíssima para manter a saúde do seu negócio, assim como a assertividade na escolha do valor inicial e dos recursos para a empresa.

Qual o melhor valor para se iniciar as atividades empresariais?

O capital inicial sofre algumas alterações, referente ao valor que deve ser investido inicialmente, de acordo com o tipo de empresa que você gerencia.

No caso do empresário individual, qualquer quantia pode ser investida no começo, sendo mais recomendado valores inicialmente baixos, até que seja possível aumentá-lo conforme a empresa mantenha seu ciclo operacional e suas atividades essenciais constantes e consistentes.

Sendo assim, os empresários individuais podem investir R$ 1. 00,00. Com esse valor, será possível pagar taxas iniciais, adquirir os serviços de um contador, para assim ter ajuda com o processo de abertura e estruturação da empresa.

Para empresas EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, o capital social deve ser equivalente a 100 salários mínimos, valor este atribuído ao empreendedor responsável pela empresa.

Embora este valor não seja conferido por autoridades e fiscais, a empresa EIRELI deve ser declarada no Imposto de Renda, listada no valor inicial de 100 salários mínimos, sendo obrigatório a comprovação deste valor.

Caso não seja possível comprovar o valor da empresa, o empreendedor pode ter inconsistências no Imposto de Renda, sofrendo penalidades e multas.

Além disso, alterações do Capital Social devem ser registradas. Por exemplo, caso o valor do salário mínimo seja modificado, o capital social também deve ser modificado, a fim de garantir a compatibilidade dos dados .

O MEI (Micro Empreendedor Individual) também deve fornecer o capital social de seu negócio, sendo possível investir qualquer valor a partir de R$ 1,00.

O capital social pode ser alterado a qualquer momento?

O capital social pode ser aumentado e diminuído, com algumas exigências.

Para diminuí-lo, o nome da empresa precisa estar limpo. Ou seja, você não pode ter dívidas no nome da empresa.

Além disso, uma publicação no jornal afirmando a mudança do capital social deve ser feita. Após 90 dias, caso não seja manifestada nenhuma incoerência, a diminuição do valor será aprovada.

Já para aumentar o valor do capital social, é preciso pagar algumas taxas na Junta Comercial, além do serviço de um contador.

Empresas LTDA devem ter um capital social?

Para empresas LTDA (Sociedade limitada), formadas por dois ou mais sócios, mesmo que não exerçam atividades semelhantes ou da mesma natureza, o capital social da empresa não tem um valor mínimo definido.

Cada um dos sócios pode investir uma quantia combinada entre eles, além de ser obrigatório valores em dinheiros e ativos, exceto serviços prestados.

Viu só como o capital social é uma medida simples na criação da empresa, mas que faz toda diferença em seu funcionamento?

Estes valores e recursos garantem sua competitividade, seu valor de mercado, sua saúde e funcionamento consistente.

Por isso, a RCS Assessoria Contábil oferece serviços direcionados à abertura de empresas, visto a complexidade e importância deste processo na vida dos empreendedores.

Entre em contato conosco! Estamos prontos para atendê-lo, a fim de garantir o sucesso do seu negócio.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *