O ano começou e junto com ele novas oportunidades de controle, planejamento e crescimento dos negócios. E por falar em controle financeiro e contábil, é muito comum ouvirmos a sigla DRE, que corresponde à Demonstração do Resultado do Exercício, ou seja, é um relatório que expõe uma espécie de resumo dos acontecimentos financeiros da empresa em um período especifico, de acordo com o regime de competência. Esta ferramenta de gestão, faz um comparativo entre o que foi planejado e projetado no orçamento da empresa com as receitas e despesas, trazendo a luz o resultado líquido do empreendimento, revelando então se o período foi de lucro ou prejuízo. Dessa forma, com o detalhamento dos valores de despesas, receitas, custos e impostos, o empresário passa a ter uma visão ampla e completa de toda a situação financeira de seu negócio, tendo assim um apoio maior para que suas decisões sejam assertivas e correspondentes à realidade do negócio.

Não existe um período específico para a geração do relatório de DRE. Isso pode acontecer com frequência mensal, semestral ou até anual, dependendo do período a ser avaliado e da análise da gestão. Vale lembrar que o demonstrativo é fundamental para conferir todas as despesas pagas e receitas recebidas pela empresa no período selecionado, chegando ao seu resultado líquido do período. Sendo assim, o relatório deixa claro todas as operações financeiras e justifica o saldo final em caixa, levando em consideração os valores recebidos e os gastos, além de todas as despesas que devem ser deduzidas das receitas para que se obtenha o real valor final, ou seja, o lucro ou o prejuízo.

Diante disso, é possível enxergar a grande importância desse documento, uma vez que ele representa uma espécie de um completo raio x da parte financeira e contábil do negócio. Seus dados possibilitam verificar quais foram as despesas mais significativas, os gastos com impostos, o custo do negócio, compras, fornecedores, possibilitando um melhor entendimento da relação entre a receita e os custos da empresa.

A DRE pode ser utilizada também para auxiliar no planejamento estratégico da empresa feito para um período específico, como o anual por exemplo, ajudando assim a ter a visão frequente da realidade financeira e contábil do negócio. Além de mostrar se o seu negócio teve lucro ou prejuízo, a DRE também proporciona uma visão ampla e clara de todas as questões financeiras do seu empreendimento.

Aqui na RSIM temos um time especializado em assessoria contábil e financeira, pronto para auxiliar você no controle, planejamento e no crescimento do seu empreendimento, lançando mão de ferramentas de gestão como o DRE e diversas outras, para a ampliar os resultados, auxiliando não somente na melhoria dos seus processos, mas com o principal objetivo de manter o seu negócio saudável e sustentável, desde a abertura da empresa ou com a reestruturação da rotina de gestão. Entre em contato e veja como podemos te auxiliar.

Imagem:

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.