A inadimplência sempre foi um dos grandes desafios de todo empreendedor e, nos últimos 2 anos, com a crise da pandemia da COVID19, a economia sofreu muito em todas as áreas, o que acabou tornando a inadimplência cada vez mais presente no mercado.

Mas além da instabilidade econômica atual, algumas outras razões corroboram com a alta na inadimplência, como por exemplo a falta de recursos para pagamento e priorização de contas mais críticas, falta de organização por parte do cliente, clientes insatisfeitos com os produtos ou serviços que acabam utilizando a inadimplência como uma forma de externalizar esse descontentamento, e, por fim, até mesmo o fato da empresa esquecer de cobrar o cliente. Existem casos em que a pendência financeira só é identificada após 3 meses da data de vencimento.

Mesmo sabendo que a inadimplência é uma falha de pagamento do cliente, existem algumas ações que podem ser implementadas pelo empreendedor para diminuir o índice de pendências no recebimento da empresa, e o melhor disso tudo é que não é necessário investir uma nota pra fazer isso acontecer, basta implementar algumas rotinas simples e rápidas e com isso será possível perceber bons resultados.

O passo inicial dessa rotina mais controlada e assertiva quanto à cobrança na empresa é a coleta de informações de todas as pessoas que compram seus produtos ou contratam seus serviços. É muito importante organizar um cadastro simples com informações básicas, porém importantes como nome, telefones, endereço e CPF, facilitando assim uma eventual cobrança futura. É indispensável orientar e alertar a equipe de vendas quanto à necessidade do cadastro, pois pode acontecer o esquecimento na euforia da venda.

Após o cadastro elaborado e preenchido, é importante organizar as informações, pois de nada adianta ter os dados e não saber administrá-los, por isso, se faz importante utilizar formas de controle como planilhas ( e alimentá-las constantemente) ou então um sistema de gestão de informações, o que é uma opção ainda melhor, pois facilita a integração de todos os dados, e permite criar uma rotina de registro de informações.

Essas ações de registro, organização e controle das informações aliados a um bom controle financeiro e correta gestão do contas a receber são essenciais para criar uma rotina de cobrança assertiva e organizada. Entretanto, vale lembrar que o principal é prezar pelo relacionamento com o cliente, afinal, uma das principais causas de inadimplência é a insatisfação, sendo assim, procure manter um contato periódico.

Ouça o cliente, entenda o que ele precisa, isso irá te ajudar a diagnosticar eventuais pontos de melhoria na sua empresa. É muito comum que, caso a dívida tenha sido gerada por um descontentamento, o cliente tenha um sentimento no subconsciente de que está no direito de não pagar. Por isso é tão importante ter essa proximidade, posicionando-se como um amigo ou parceiro dele na solução dos problemas relatados. Dessa forma, se ainda assim houver falha no pagamento, o empreendedor possui todas as informações necessárias para realizar uma cobrança assertiva e organizada, na certeza de que não há insatisfação do cliente quanto à sua entrega.

Aqui na RSIM temos uma equipe especializada em organização financeira e contábil e pode ajudar a sua empresa a organiza o contas a receber! Entre em contato e saiba como podemos te auxiliar.

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