Já ouviu falar na Classificação Nacional de Atividades Econômicas e sabe qual é a sua importância? Também conhecido como CNAE, estamos falando de um dos passos que devem ser seguidos por quem deseja abrir uma empresa.

A CNAE é a responsável por definir quais serão as operações ou a atividade principal econômica de uma empresa. No entanto, a sua escolha ainda é motivo de dúvida para vários empreendedores.

Deste modo, antes de classificar a sua empresa, é necessário ter o apoio de uma contabilidade de sua confiança. O foco é evitar qualquer tipo de confusão e acertar na escolha.

Inclusive, neste momento, uma empresa pode ser enquadrada em mais de uma classificação. O que acontece, principalmente, quando a empresa atua em diferentes setores econômicos.

Sendo assim, que tal descobrir tudo o que você precisa compreender sobre a Classificação Nacional de Atividades Econômicas? Leia o conteúdo e encontre respostas para todas as suas dúvidas.

Além disso, leia também o nosso conteúdo com 3 motivos para contratar uma contabilidade digital

O que é CNAE?

O foco principal da CNAE é categorizar as empresas de acordo com as suas atividades econômicas. Por isso, antes de abrir uma empresa, você deve enquadrá-la no código que mais faz sentido com as suas operações.

Com isso, os órgãos de fiscalização encontram a oportunidade de regularizar quais atividades a sua empresa pode exercer e, além disso, identificar qual é o seu segmento de atuação.

Deste modo, é possível realizar a correta cobrança tributária. O que significa que, caso enquadrada em um CNAE incorreto, uma empresa pode acabar pagando mais impostos que o necessário.

Por isso, é importante reforçar a importância que acompanha o apoio de uma contabilidade. O processo de abertura de uma empresa pode gerar muitas dúvidas, demandando suporte especializado.

Qual a sua importância?

Se você ainda não conseguiu visualizar a importância que acompanha a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, não se preocupe! Isso porque, vamos conhecê-la melhor agora.

O primeiro ponto que todo empreendedor deve entender é que a CNAE é indispensável para a obtenção do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). Por isso, ela não pode ser ignorada.

Além disso, estamos falando de uma escolha que contribui na fiscalização do Governo Federal. O que influencia, principalmente, no enquadramento tributário e cobrança de impostos de uma empresa.

Sendo assim, com a correta CNAE, a empresa pode ser enquadrada no melhor regime tributário, evitando assim pagar mais impostos do que deveria. Nada melhor do que não correr este risco, não é mesmo?

Aproveite também para ler o conteúdo: Trocar de Contador? Descubra qual é o momento certo

Como escolher a CNAE de uma empresa?

Como foi possível compreender, o primeiro passo para acertar na escolha do CNAE de uma empresa é buscar pelos serviços de uma contabilidade de sua confiança. Afinal, estamos falando de uma etapa de fundamental importância.

O segundo passo será entender quais são as operações que a empresa irá realizar. Ou seja, as atividades que, no final de contas, serão as principais responsáveis pelo lucro da empresa.

Após seguir os passos acima, é possível que você tenha que se enquadrar em mais de um CNAE. O que faz com que seja necessário escolher uma atividade principal e outra secundária.

Neste momento, a atividade principal é aquela que mais colabora para o lucro de uma empresa. Assim, fica mais fácil entender quais são as atividades secundárias que precisam ser enquadradas.

CNAE x Regime Tributário: qual a relação?

Ficou curioso em entender qual é a relação entre a CNAE e o regime tributário de uma empresa? O grande ponto é que algumas atividades requerem o enquadramento em regimes específicos.

Viu como contar com um contador é fundamental? Caso contrário, na existência de qualquer erro, a sua empresa pode ter problemas no pagamento de impostos e no envio das obrigações acessórias.

Além disso, o enquadramento tributário incorreto pode fazer com que um empreendedor não tenha acesso a determinados incentivos fiscais, perdendo a chance de reduzir a sua carga tributária.

Por isso, que tal contar com o apoio de uma contabilidade digital especializada? A RSim Contabilidade e Finanças possui uma equipe de profissionais pronta para ajudar a sua empresa!

Sendo assim, não perca a oportunidade de entrar em contato conosco e, assim, descobrir como os nossos serviços podem ajudar a sua empresa a crescer e, com isso, se consolidar no mercado.

Caso queira continuar acompanhando o nosso conteúdo, aproveite para curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog!

Imagem: Freepik.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.