Após decidir abrir uma empresa, você vai se deparar com uma série de burocracias. Sendo que uma delas é a Inscrição Municipal (IM). Inclusive, você sabe do que nós estamos falando?

Muitos empreendedores, principalmente os que estão começando a empreender por agora, podem ter dúvidas quanto às etapas que estão envolvidas no processo de abertura de uma empresa.

Isso porque, são várias as burocracias envolvidas, como é o caso do nosso assunto principal: a Inscrição Municipal.

Aqui, estamos falando de um documento fundamental para o funcionamento de toda e qualquer empresa. Afinal, ele está por trás da obtenção do alvará de funcionamento e até mesmo da emissão de notas fiscais.

Sendo assim, a fim de responder todas as dúvidas que possam surgir sobre a Inscrição Municipal, preparamos este conteúdo completo. Leia até o final e descubra tudo sobre este assunto.

Aproveite e leia também o nosso material sobre o Pró-labore: o que é, como funciona e qual a sua importância?

O que é a Inscrição Municipal (MI)?

A Inscrição Municipal nada mais é que a realização do cadastro de uma empresa na Prefeitura do município a qual ela pertence. Por isso, essa burocracia não pode ser negligenciada.

Isso porque, após realizar o cadastro, o empreendedor receberá um número de identificação, que será o responsável por permitir que a empresa funcione de forma legal em um determinado município.

Aqui, estamos falando do alvará de funcionamento, que se apresenta como um documento capaz de autorizar que uma empresa possa exercer as suas atividades na sua devida localidade.

Como foi possível compreender, o momento de abertura de uma empresa pode trazer consigo várias dúvidas para os empreendedores. O que faz com que seja necessário contar com o apoio de uma contabilidade.

Sendo assim, não deixe de contar com o apoio especializado e serviços da RSim Contabilidade e Finanças! Entre em contato conosco e descubra como nós podemos te ajudar.

Como adquirir a Inscrição Municipal?

É de suma importância entender que o processo para obter a Inscrição Municipal pode variar de acordo com o município no qual uma empresa está localizada. Por isso, é necessário averiguar como obtê-la.

A boa notícia é que boa parte dos municípios brasileiros permitem que a Inscrição Municipal seja obtida de forma online. Além disso, o processo costuma ser gratuito e bastante simples.

No entanto, como estamos falando de um processo que varia de um município para outro, é necessário realizar uma consulta, visto que, em alguns locais, o procedimento é feito de forma presencial.

A seguir, selecionamos quais são os passos que devem ser seguidos para obter a Inscrição Municipal para a sua empresa:

● Separe todos os documentos solicitados (CNPJ, DECA, Contrato Social, Documentos dos sócios, Comprovante de endereço e Declaração de enquadramento de regime tributário);

● Obter a vistoria dos órgãos públicos responsáveis;

● Dar entrada na Inscrição Municipal.

Caso tenha alguma dúvida sobre como adquirir a Inscrição Municipal da sua empresa, não deixe de contar com o apoio de uma contabilidade. Isso porque, os contadores são profissionais experts no assunto!

Inclusive, aproveite para conhecer 3 motivos para contratar uma contabilidade digital para a sua empresa

Qual a sua importância?

Neste momento, você pode estar se perguntando: “Qual é a real importância da Inscrição Municipal?”.

Em primeiro lugar, é necessário entender que estamos falando de um dos documentos necessários para a abertura de uma empresa. O que já reforça o porquê ele não pode ser negligenciado.

Além disso, por meio da Inscrição Municipal, uma empresa encontra a oportunidade de emitir notas fiscais e ter acesso a todos os alvarás que viabilizam o funcionamento de uma empresa.

Um ponto muito importante, desconhecido por alguns empreendedores, é que o IM faz com que o município faça a fiscalização e, com isso, faça o controle do pagamento de impostos.

Toda empresa precisa?

Por fim, é de suma importância entender se toda empresa precisa da Inscrição Municipal. A resposta é: sim. Afinal de contas, estamos falando de um documento obrigatório para as empresas.

Ou seja, independentemente do ramo de atuação, toda empresa precisa deste documento em mãos. Assim, ela estará sempre em dia com a fiscalização feita pelo seu município

Portanto, se você está pensando em abrir a sua própria empresa, não deixe de contar com o suporte de um serviço especializado! Neste momento, tenha a RSim Contabilidade e Finanças ao seu lado!

A nossa equipe de especialistas está pronta para ajudar a sua empresa! Os nossos serviços possuem como foco impulsionar o crescimento sustentável da sua empresa no mercado.

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Imagem: Freepik

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