Quando uma empresa “nasce”, não traz consigo apenas o seu produto ou serviço. Surge também a necessidade de toda uma estrutura de gestão para que a vida dessa empresa seja saudável e sólida. Mesmo que o empresário seja o melhor no serviço que oferece ou venda um produto de excelência, ainda é necessário ter o conhecimento e colocar em prática uma rotina administrativa bem embasada.

Ter um planejamento financeiro e administrativo da sua empresa bem elaborado e executado corretamente, pode ser determinante para o sucesso e longevidade dela. São inúmeras as rotinas necessárias para uma gestão eficiente. Uma empresa precisa ter controle de todas as suas áreas para que consiga estar sempre interligada, e todos os setores possibilitem uma visão ampla de seu funcionamento, proporcionando ao gestor clareza e agilidade nas informações, facilitando e guiando as tomadas de decisões. Além disso, o planejamento é um importante aliado do gestor, só assim ele consegue definir e visualizar onde quer chegar, além de se antecipar a possíveis situações de risco.

E para a gestão financeira da empresa, quais são as melhores ferramentas?

A gestão financeira é uma das mais importantes da empresa, porque é ela que ajuda nos resultados positivos e dá subsídios para o crescimento e investimento. Na rotina financeira existem diversas ferramentas que facilitam a gestão da empresa, mas, no momento, podemos listar algumas das mais importantes.

DRE: Demonstrativo de Resultados do Exercício, essa ferramenta é uma importante aliada na hora de avaliar a situação financeira da empresa, com informações que revelam se houve lucro ou prejuízo durante o período estabelecido para análise. Através dele é possível enxergar a vida financeira toda da empresa, e se programar para os próximos períodos, entendendo os erros e os acertos.

FLUXO DE CAIXA: O fluxo de caixa ajuda o empresário a fundamentar suas decisões financeiras. É uma ferramenta extremamente importante para o controle financeiro, pois detalha todos os valores que entram e saem do caixa da empresa, baseando-se em contas bancárias ou dinheiro disponível. É ele quem auxilia na previsão de gastos e recebimentos, e permite que o planejamento seja feito de maneira mais assertiva.

O fluxo de caixa deve ser feito periodicamente, de preferência diariamente, ou em curtos períodos. Não fazer o fluxo de caixa da empresa ou fazer de forma ineficiente resulta na perda de controle das finanças.

ORÇAMENTO: O orçamento é um importante instrumento de planejamento financeiro. É através dele que se estabelece metas e determina valores que podem ser investidos de acordo com a disponibilidade da empresa. Ele controla e direciona todas as atividades do negócio, e deve ser feito da maneira mais eficaz possível, para que seja viável segui-lo e cumprir o planejamento.

Essas são algumas ferramentas importantes que podem e devem ser utilizadas por todas as empresas para um controle financeiro eficiente e assertivo. A RSIM Contabilidade e Finanças oferece toda a assessoria contábil e financeira para empresários de diferentes portes

Estamos sempre à disposição para atendê-lo, e com a nossa ajuda você poderá alavancar o desenvolvimento do seu negócio.

Clique aqui para falar com um especialista.

Imagem:

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.