O sucesso de uma empresa começa por um controle consciente de custos com bons investimentos. Organização e planejamento devem fazer parte da rotina do negócio, é o que garante a durabilidade e a saúde do empreendimento. Esse controle pode acontecer com diversas despesas, das menores até as mais complexas.

O uso de materiais do escritório, otimização do consumo de energia elétrica são exemplos que podem reduzir os gastos de sua empresa. Com o tempo, outros recursos mais completos vão ser necessários, mas o primeiro passo é garantir a disciplina diária do controle.

Muitos empreendedores perdem dinheiro mensalmente por não saberem controlar seus custos operacionais, e deixam de fazer coisas simples para controlar algumas despesas, como por exemplo as impressões e cópias, e é onde as companhias costumam perder bastante dinheiro por causa do mau uso.

Uma boa forma de economizar neste ponto é desenvolver uma política de consumo consciente na empresa, realizando a impressão apenas daquilo que é realmente necessário, orientando a equipe, sempre que possível, a utilizar arquivos digitais e quando for necessário imprimir, utilizar os dois lados da folha, ou mesmo aproveitar rascunhos. Imprima em apenas um lado da folha o que deve ser entregue para os clientes.

O uso indiscriminado da energia elétrica é outro fator super dispendioso nos gastos da maioria das empresas. Aproveitar a luz solar, manter lâmpadas de corredores e salas vazias apagadas são boas formas de começar a economizar. Outra maneira é desligar lâmpadas, computadores e demais aparelhos elétricos ao sair, durante os horários de almoço e durante a noite. Não deixe os equipamentos em standby, pois continuam a consumir energia nesse modo.

O ar-condicionado deve ser usado com moderação. Adote o hábito de desligá-lo e manter as janelas abertas pela manhã quando a temperatura estiver mais amena. Esta ação favorece a troca do ar no ambiente de trabalho deixando-o mais saudável, medida essencial e importantíssima, principalmente após a pandemia da COVID19. Além é claro, de contribuir para a economia de energia.

Aquela pausa para o cafezinho pode estar te trazendo prejuízos. Os copinhos descartáveis utilizados para beber café e água geralmente têm um consumo elevado nas empresas. Uma solução criativa é incentivar seus funcionários a utilizarem canecas individuais. Sua empresa pode até fornecê-las para os funcionários. Apesar do custo inicial, será um bom investimento com a redução dos copos de plástico. É interessante que sejam personalizadas e que cada um tenha a sua. Assim, não há desculpas para não usa-las e você pode deixar os copos descartáveis apenas para os clientes.

Um outro ponto importante a ser analisado é o de que é consenso que o custo com impostos e tributos pagos pelas empresas no Brasil é muito elevado. Além disso, muitas empresas chegam a pagar mais caro por terem optado por um regime de tributação inadequado para o seu negócio. É aconselhável que você contrate uma consultoria especializada antes de fazer essa escolha. Se não foi o seu caso, você pode estar perdendo bastante dinheiro. Procure seu contador e simule os gastos do seu negócio nos regimes de tributação existentes, pois cada um conta com alíquotas e deduções próprias que podem diferenciar muito de uma empresa para a outra.

Aqui na RSIM temos uma equipe super capacitada e experiente em gestão contábil e financeira, que pode auxiliar a sua empresa nesse processo de organização e controle de despesas. Entre em contato e veja como podemos ajudar você.

E lembre-se: A soma de pequenas ações gera grandes resultados.

Imagem: Freepik

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *