Você sabe o que é uma Sociedade LTDA? Ao decidir abrir uma empresa com a companhia de um ou mais sócios, um empreendedor encontra diferentes tipos de sociedades à sua disposição.

Neste momento, é comum se perguntar se vale a pena ou não abrir uma LTDA. Aqui, é de suma importância compreender todas as características que acompanham este tipo de empresa.

Isso porque, toda escolha traz consigo uma série de vantagens e desvantagens. Com isso, o foco é optar pelo tipo de sociedade capaz de corresponder às necessidades de uma empresa.

Para te ajudar na sua escolha, preparamos este conteúdo! Aqui, você terá em mãos todas as informações relevantes sobre uma Sociedade LTDA e quais são as suas principais implicações.

Sendo assim, faça uma boa leitura e aproveite para tirar todas as suas dúvidas antes de abrir a sua empresa. Vamos lá?

Leia também: ME ou EPP: qual é a melhor opção para a minha empresa?

Em primeiro lugar, o que é uma Sociedade LTDA?

Também conhecida como Sociedade Empresarial Limitada, uma Sociedade LTDA é uma opção que se encontra à disposição para sócios que desejam começar do zero o próprio negócio.

Um erro que muitos cometem é associar o termo “Limitada” à quantidade de sócios que podem constituir uma sociedade. No entanto, estamos falando da responsabilidade de cada um.

Ou seja, após abrir uma sociedade, é necessário que cada um dos sócios faça um investimento inicial. Deste modo, caso a empresa venha à falência, o prejuízo será calculado de acordo com o valor que foi investido.

Portanto, a Sociedade LTDA é indicada para qualquer tipo de empresa, independentemente do porte ou segmento. Isso, considerando que exista, no mínimo, pelo menos dois sócios no quadro societário, ok?

Como uma Sociedade LTDA funciona?

O primeiro passo para abrir uma Sociedade LTDA é a constituição de um contrato social. Aqui, estamos falando de uma ferramenta responsável por definir quais serão as atividades de uma empresa.

Além disso, é no contrato social que os sócios definem as regras que acompanham a parceria entre eles. Neste momento, um ponto muito importante que deve ser levado em consideração são as quotas.

Toda e qualquer empresa possui um Capital Social. Com isso, é importante entender que estamos nos referindo ao valor que é aportado por cada um dos sócios. No caso de uma LTDA, existe uma particularidade.

Deste modo, em uma Sociedade LTDA, o capital social é dividido por meio de quotas. Sendo que elas podem ser tanto iguais entre os sócios, como também desiguais. Ou seja, quando um sócio pode ter uma ou mais quotas.

No entanto, como é feita a contribuição de cada sócio? Aqui, o valor pode ser representado tanto por meio de dinheiro, como também por meio de bens que sejam economicamente avaliáveis.

Quota é o mesmo que ação?

Uma dúvida que pode surgir entre empresários que ainda não conhecem o que está por trás de uma Sociedade LTDA é se as quotas são a mesma coisa do que ações de uma empresa.

Não! Elas não são a mesma coisa. Ou seja, por mais que as quotas e ações sejam frações de capital, o funcionamento de cada uma acaba trazendo consigo algumas diferenças.

Aproveite para ler o nosso conteúdo completo sobre o verdadeiro custo de um funcionário

Quais são as vantagens de uma Sociedade LTDA?

Agora que você já sabe o que é uma Sociedade LTDA e quais são as suas principais características, chegou o momento de compreender também como os sócios podem se beneficiar.

Desta forma, selecionamos algumas das principais vantagens que acompanham uma Sociedade LTDA. Confira a seguir:

● Controle sobre o quadro societário e quais sócios podem entrar.

● Venda de quotas só é feita mediante aprovação dos demais;

● Em caso de falência, o patrimônio dos sócios não sobre prejuízo;

● A distribuição de lucros é feita mediante as quotas.

Além disso, uma outra facilidade proporcionada por uma Sociedade LTDA diz respeito aos conflitos e atritos que podem surgir entre os sócios. Neste caso, é possível fazer a exclusão de um sócio, desde que todos estejam de acordo.

Preciso de um contador para abrir uma Sociedade LTDA?

O primeiro passo para abrir uma empresa é contar com o apoio de um serviço especializado, como uma contabilidade. Isso porque, o contador é o profissional com experiência no assunto.

No entanto, é de suma importância contar com uma contabilidade de sua confiança, como é o caso da RSim Contabilidade e Finanças.

Para descobrir como os nossos serviços podem contribuir com o crescimento e sucesso da sua empresa, não deixe de entrar em contato conosco!

Além disso, aproveite também para continuar acompanhando o nosso conteúdo por meio do nosso blog e curtindo as nossas redes sociais. Sempre temos dicas e novidades para você e sua empresa!

Imagem: Freepik

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *