Dentre todos os fatores que garantem a boa relação entre um contratante e uma empresa de serviços, encontra-se o contrato de prestação de serviços, que cumpre um papel de suma importância.

Aqui, temos um instrumento jurídico que possui como objetivo principal fazer o registro e formalizar a relação entre contratante e contratado. Logo, é fundamental se atentar à sua elaboração.

Isso porque, qualquer informação que não esteja no contrato pode acabar gerando problemas no futuro. O que pode fazer com que ambas as partes envolvidas se sintam lesadas.

Desta maneira, o contrato de prestação de serviços é uma ferramenta que traz uma maior segurança para as partes, uma vez que traz consigo todos os detalhes de um serviço prestado.

Para que você compreenda melhor não somente do que se trata um contrato de prestação de serviços, como também quais são as etapas para elaborar um, preparamos este conteúdo!

Sendo assim, continue acompanhando conosco e descubra como fazer um contrato focado na prestação de serviços. Aproveite também para tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto!

Leia também o nosso conteúdo sobre o tema: 3 erros de gestão financeira que a sua empresa não pode cometer

O que é um contrato de prestação de serviços?

Como já foi possível compreender, o contrato de prestação de serviços é uma ferramenta jurídica que possui como função garantir que um serviço seja cumprido de acordo com o que foi combinado.

Um prestador de serviços é uma pessoa que presta determinados serviços em busca de espaço no mercado e remuneração. Neste caso, não é necessário ter um vínculo empregatício.

Desta forma, o prestador de serviços pode ofertar o seu trabalho tanto para pessoas físicas como também para empresas. Neste momento, é muito importante ter um contrato de prestação de serviços.

Afinal de contas, ele define todas as responsabilidades, obrigações e até mesmo direitos que estão envolvidos na relação entre o contratante e o profissional ou empresa prestadora de serviços.

Qual é a sua importância?

O contrato de prestação de serviços deve ser elaborado, uma vez que faz com que tudo o que foi combinado entre as duas partes envolvidas seja, de fato, cumprido.

Aqui, estamos falando do serviço a ser executado, prazo para entrega, valores, entre outros fatores importantes.

Sendo assim, o contrato de prestação de serviços é uma demonstração de profissionalismo, uma vez que ambas as partes devem se comprometer a entregar o que foi oficializado.

Além disso, leia o nosso conteúdo sobre precificação de serviços: erros que você deve evitar

Quais os erros mais comuns no contrato de prestação de serviços?

É de suma importância ter muita cautela no momento de elaborar um contrato de prestação de serviços, a fim de evitar cometer erros. Isso porque, qualquer desatenção pode gerar muitos problemas.

Desta maneira, separamos alguns dos erros mais comuns e que devem ser levados em consideração por ambas as partes envolvidas. Confira a seguir e descubra como se resguardar:

● Não definir um prazo de entrega;

● Não ser claro quanto às obrigações;

● Esquecer de mencionar a extinção do contrato;

● Ausência de penalidades, nos casos de problemas.

Uma solução viável para garantir que o contrato seja elaborado de forma assertiva e sem erros é contar com a ajuda de um serviço especializado. Assim, você pode se resguardar contra quaisquer problemas.

Passo a passo para elaborar um contrato de prestação de serviços

Chegou o momento de compreender quais são os pontos que não podem faltar na elaboração de um contrato de prestação de serviços. Você sabe quais informações deve mencionar?

Se você tem dúvidas sobre o que colocar no contrato, não se preocupe! Separamos alguns pontos essenciais. Confira:

● Qualificação de ambas as partes;

● O objeto do contrato;

● As obrigações de ambas as partes;

● Todos os detalhes dos serviços;

● Valores e condições acerca do pagamento;

● Prazo de validade do contrato;

● Condições sobre descumprimento do contrato;

● Condições sobre a rescisão do contrato;

● Entre outros.

Não se esqueça de contar com os serviços de uma empresa que entende deste assunto! O suporte especializado é de suma importância para que tudo ocorra conforme o esperado.

Para mais informações e serviços contábeis, entre em contato com a RSim Contabilidade e Finanças. Somos especialistas em lidar com empresas de serviços e, por isso, nós podemos te ajudar e temos advogados parceiros para auxiliá-los com os contratos.

Além disso, não deixe de curtir as nossas redes sociais e acompanhar o nosso blog! Você poderá encontrar uma série de dicas e conteúdos financeiros e contábeis para a sua empresa!

Imagem:

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.